segunda-feira, 2 de maio de 2011


GOVERNO FEDERAL LANÇARÁ PLANO DE COMBATE
À POBREZA EXTREMA NO BRASIL




Previsto para ser lançado em maio deste ano, o Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema será implementado pelo Governo Federal através de três eixos principais: facilitar o acesso aos programas de transferência de renda, ampliar e melhorar os serviços de atendimento à população e capacitar mão de obra para a inserção no mercado de trabalho. O plano pretende beneficiar as famílias que vivem em situação de extrema pobreza e que não participam do programa Bolsa Família.

De acordo com Tereza Campelo, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o plano contemplará 1,5 milhão de famílias que ainda não participam de nenhum programa de transferência de renda. “Nosso grande objetivo é a universalização do Bolsa Família”, disse a ministra, ressaltando que muitas pessoas ainda não foram atendidas pelo programa porque moram distante dos centros urbanos ou porque, mesmo morando em áreas urbanas, não têm acesso à informação e por isso desconhecem os seus direitos.

O plano é uma iniciativa do governo Dilma Houssef para melhorar e ampliar o atendimento nas áreas da saúde, educação e assistência social, ampliando também outros programas voltados para famílias de baixa renda, como o que garante acesso a medicamentos para tratamento de hipertensão e diabetes, doenças que mais atacam as populações extremamente pobres no mundo. O plano garantirá ainda o acesso a processos de qualificação profissional, tendo como alvo as pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. Para isso, será desencadeado um amplo combate ao analfabetismo entre a população adulta, uma vez que esse fenômeno representa, na opinião do governo, o principal entrave para a qualificação profissional.

Por: Gilmar Alves