sexta-feira, 29 de abril de 2011


1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR



No dia 1º de maio de 1886, os trabalhadores de Chicago, Estados Unidos, saíram às ruas para reivindicar a redução da jornada de trabalho diária de 13 para 8 horas, resultando em uma grande greve geral. Os grevistas reivindicavam, além da redução da jornada de trabalho, condições dignas de vida. O resultado foi uma brutal repressão policial que culminou, nos dias seguintes, na morte de vários operários e em dezenas de feridos.

Em homenagem aos operários mortos, no dia 20 de junho de 1889 o congresso da Segunda Internacional Socialista, reunido em Paris, votou pela criação do Dia Mundial do Trabalho, que deveria ser comemorado todos os anos no dia 1º de maio. No Brasil, a data foi tornada oficial por um decreto do presidente Artur Bernardes, em setembro de 1924, porém já vinha sendo comemorada pelos trabalhadores brasileiros desde a sua criação pela Segunda Internacional.

O primeiro de maio deste ano promete ser de mobilização. Centrais sindicais, federações de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais unificam agenda e sairão às ruas empunhando as bandeiras de luta da classe trabalhadora (redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, valorização do salário mínimo, reforma agrária, entre outras). No Pará, a concentração será na Praça do Operário, em Belém, a partir das 9 horas. Em seguida, haverá uma caminhada até a Praça da República, no centro da cidade.

NOSSAS HOMENAGENS AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL E DO MUNDO!!!

Por: Gilmar Alves