segunda-feira, 18 de abril de 2011

UFPA, UEPA E IFPA EM ANANINDEUA


Estive na terça-feira (22/03) em Brasília, numa reunião com o ministro da Educação Fernando Haddad e com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa.
A comitiva composta também pela bancada federal do Pará, pelo Reitor da UFPA e pelo Prefeito de Ananindeua, acertou os detalhes pendentes da criação dos novos campi das universidades em Ananindeua e na região sul e sudeste do Estado e no Município de Salinópolis.
O local escolhido para a instalação do novo campi em Ananindeua foi à antiga granja do Governo do Estado no Icuí-Guajará. O terreno será doado ao município e foi recentemente visitado pelos técnicos das instituições (Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade do Estado do Pará - UEPA e Instituto Federal do Pará - IFPA) que já estão fazendo projeções das construções.

“Um pólo dessas universidades aqui na cidade de Ananindeua em muito facilitará o ingresso da juventude e da população em geral no ensino superior que não mais precisarão se deslocar para Belém, além de que Ananindeua como o segundo maior município do Pará já merecia um polo das Universidades Publicas.

Outro polo de expansão da UFPA é em Salinópolis e a criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará em Marabá.

O IFPA saiu na frente e já conseguiu aprovação do Ministério da Educação dos recursos para construção de seu campus. O Ministro Fernando Haddad recebeu com otimismo as propostas de expansão da UFPA  e a criação da nova universidade dizendo que a Amazônia precisa regionalizar o conhecimento para o seu desenvolvimento aos moldes do que acontece no sul e sudeste do Brasil. Elogiou os projetos apresentados pelos técnicos da UFPA, dizendo estarem muito bem elaborados e estabeleceu o prazo de um mês para apreciação e aprovação do Ministério.