quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrevista com SYMMY LARRAT do Conselho Estadual da Diversidade Sexual


Acompanhe agora uma entrevista esclarecedora com Symmy Larrat - Conselheira do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, Ativista da ONG GRETTA - Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia e Conselheira do GT de Implementação do Plano de Segurança e Combate a Homofobia da SEGUP.
Conta pra gente qual a importância do Supremo Tribunal Federal referendar a união cível estável como uma das formas de composição familiar brasileira?

A parceria entre pessoas do mesmo sexo é uma das bandeiras mais antigas. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu uma aula de coragem, ética e laicidade ao Congresso Nacional. Por unanimidade de votos garantiu que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo seja permitido e as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família. 
É uma vitória da cidadania, mas uma vergonha para o Congresso Nacional, que defende interesses de uma parcela pequena da população entre eles empresários, latifundiários, donos de veiculos de comunicação e fundamentalistas religiosos. Uma decisão dessas é de extrema importância para a comunidade pois essa única decisão garante cerca de 78 direitos que nos eram negado, não é simplesmente o direito de estar "casado" , são todos os direitos que cercam essa decisão, listo abaixo alguns destes direitos que entram no bojo:
01. Não podem se casar.
02. Não têm reconhecida a união estável.
03. Não adotam sobrenome do parceiro.
04. Não podem somar renda para aprovar financiamentos...

05. Não somam renda para alugar imóvel.
06. Não inscrevem parceiro como dependente de servidor público.

 
Todos sabem o quanto homossexuais sofreram pra ter a cidadania respeitada, em casa, na escola, no trabalho, na rua... Depois de todo esse tempo, o movimento ainda tem "gás" pra novas conquistas?

Sim, e agora com esta decisão do STF, percebemos que muitos LGBTs que antes desacreditavam do movimento agora veem que a luta é valida. Nosso próximo passo é criminalizar a homofobia e garantir o direito da população Trans de usar o nome social em espaços públicos


E como anda as mobilizações pela aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia?

 
Semana passada estivemos em Brasília na realização da II marcha nacional contra a homofobia,  na tentativa de pressionar o legislativo, todos os grupos do Brasil estão orientados em centrar força na coleta de assinaturas e debater o tema nas paradas e eventos. Mas sabemos que o legislativo é conservador e atrasado, a tarefa não será fácil, até porque o Brasil é o país mais atrasado da América latina no que concerne aos avanços e Direitos Humanos, foi o último país a abolir a escravidão e aprovar o voto da mulher.

 
Quais foram as grandes conquistas que o movimento LGBT do Estado do Pará conquistou e se destacou comparado a outros Estados?
 O decerto da ex-governadora Ana Júlia que institui a obrigatoriedade em usar o nome social da população Trans, a aprovação da inclusão do termo orientação sexual no artigo 5º da constituição estadual, projeto de autoria da ex-deputada Sandra Batista, a decisão de conceder a visita íntima aos presos homossexuais, o plano estadual de segurança pública e combate a homofobia, são uns exemplos do avanço.

Obrigado pelos esclarecimentos Larrat, parabéns por mais essa vitória e força pra continuares firme na luta.
Por Bruno Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário