terça-feira, 31 de maio de 2011

Participação no Projeto Família na Escola

Educação ambiental dever de todos nós.

 Nesta sexta-feira 27 de maio, voltei à escola Benedito Maia a convite da Diretora Jacirema do Carmo. A escola estava em festa, pois acontecia à culminância do projeto Família na Escola, que este ano trabalhou a conscientização ambiental com os alunos. "foram duas semanas de atividades", me revela uma aluna.


Acompanhada da diretora e professoras, percorri todas as instalações do prédio e fiquei surpresa com a conservação do espaço. Como parte da programação, os alunos da escola fizeram um multirão, pintando os banheiros e organizando os jardins, deixando a escola ainda mais bonita. Isso é importante porque ao participarem de restruturação dos espaços, tornam-se co-responsáveis por eles o os mantém sempre limpos.

A diretora me contou que o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) da escola subiu de 3.9 para 4.5, resultado do esforço conjunto de pais, professores e alunos pela melhoria da escola. Eis aqui, mais um exemplo do quanto vontade, aliada a participação popular pode ajudar no desenvolvimento de qualquer instituição.


Parabéns a todos que compõem a escola Benedito Maia. Vocês são um exemplo pra toda Ananindeua.

ETERNA LUTA DO PARQUE JOÃO BATISTA

 A Comunidade Parque João Batista localiza-se em uma área nobre do Município de Ananindeua, entre os Conjuntos Abelardo Condurú e Cidade Nova I, com acesso pelas Avenidas Providência e Três Corações. 
Sua ocupação se deu em 1987, quando o ex-deputado João Batista foi o defensor dos ocupantes que a princípio travaram batalha com a Construtora Raimundo Farias que forjou a documentação para se apropriar da área. Depois de litigarem na justiça, o advogado e deputado João Batista, derrubou as pretensões da Construtora e provou que era, na verdade, uma área vazia que servia de interligação entre os Conjuntos Abelardo Condurú, Cidades Novas I e IX. Portanto do Estado.


Com isso os ocupantes conseguiram permanecer na área, o que já se vão 24 anos, homenageando o Deputado João Batista por conta da defesa e luta junto com os moradores.
Por incrível que pareça, até hoje, eles lutam pela regularização fundiária e pela pequena urbanização da rua principal SANTO ONOFRE e das pequenas alamedas.

Em 2008 a Prefeitura Municipal asfaltou a WE 3 da Cidade Nova I, porém não asfaltou 80 m da Rua Santo Onofre, onde fica a comunidade. O resultado é que eles se sentem discriminados por estarem cercados por 2 conjuntos habitacionais asfaltados e justamente a rua onde fica a comunidade e que faz a ligação entre o Conjunto Abelardo Condurú e Cidade Nova I, ficou fora destas melhorias, inclusive necessitando de drenagem.

Em 2010  consegui junto ao Prefeito a construção dos pilares da caixa d água que se encontrava a ponto de desabar, bem como, a mudança para uma caixa d água maior para melhor servi a comunidade.

Estive novamente no Parque João Batista e verifiquei a situação da falta de urbanização daquela área e estarei me empenhando junto ao Prefeito Helder para que faça a drenagem e o asfalto da RUA SANTO ONOFRE da Comunidade Parque João Batista, por respeito a esta luta que conheço a muito tempo e que com muito sacrifício os ocupantes permanecem na área.

Os alunos do anexo da Escola Nª Srª Auxiliadora assistiram pela primeira vez uma peça de teatro!

A campanha contra a dengue marcou a escola NOSSA SENHORA AUXILIADORA deixando muito conhecimento e felicidade por ser a primeira vez que a escola recebe uma campanha educativa e cultural.


Sandra dos Santos, coordenadora do turno da tarde, me falou sobre a importância do projeto ter lembrado da escola que é anexo.

“Achei muito importante realizar este trabalho esta época do ano, pra que todos tomem essa responsabilidade pra si. Você viu que quando perguntavam todos respondiam. Eles vão chegar às suas casas falando - olha papai, mamãe, teve um grupo de teatro na escola ensinado a combater a dengue!

Ela aproveitou a oportunidade e já sugeriu nossa volta á escola com outro tema.

"Outro assunto que eu acho que vocês poderiam abordar é sobre a violência, essas questões precisam ser discutidas, principalmente entre eles mesmos que às vezes chegam a ser agressivos uns com os outros.”

A receptividade foi tão boa que aproveitei pra visitar todas as salas e conversar com os professores e alunos.
A professora Claudete da Silva diz que o melhor da apresentação foram os atores interpretando os mosquitos.
 “Já estão comentando nas salas de aula, sabe como é criança né? Vão ficar falando nisso um bom tempo. Acho que vocês também poderiam trabalhar com valores, como respeito, por exemplo.”



Nosso objetivo têm sido alcançado com o decorrer do tempo, temos percebido o quão nossa cidade ainda é carente de informações. 
A comunidade escolar está de parabéns pela participação intensa nas atividades.
E eu vou continuar presente nas escolas e comunidades, honrando o compromisso assumido com meu povo e intervindo pra que melhorias cheguem a quem mais precisa.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Entrevista com SYMMY LARRAT do Conselho Estadual da Diversidade Sexual


Acompanhe agora uma entrevista esclarecedora com Symmy Larrat - Conselheira do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, Ativista da ONG GRETTA - Grupo de Resistência de Travestis e Transexuais da Amazônia e Conselheira do GT de Implementação do Plano de Segurança e Combate a Homofobia da SEGUP.
Conta pra gente qual a importância do Supremo Tribunal Federal referendar a união cível estável como uma das formas de composição familiar brasileira?

A parceria entre pessoas do mesmo sexo é uma das bandeiras mais antigas. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu uma aula de coragem, ética e laicidade ao Congresso Nacional. Por unanimidade de votos garantiu que o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo seja permitido e as uniões homoafetivas passam a ser tratadas como um novo tipo de família. 
É uma vitória da cidadania, mas uma vergonha para o Congresso Nacional, que defende interesses de uma parcela pequena da população entre eles empresários, latifundiários, donos de veiculos de comunicação e fundamentalistas religiosos. Uma decisão dessas é de extrema importância para a comunidade pois essa única decisão garante cerca de 78 direitos que nos eram negado, não é simplesmente o direito de estar "casado" , são todos os direitos que cercam essa decisão, listo abaixo alguns destes direitos que entram no bojo:
01. Não podem se casar.
02. Não têm reconhecida a união estável.
03. Não adotam sobrenome do parceiro.
04. Não podem somar renda para aprovar financiamentos...

05. Não somam renda para alugar imóvel.
06. Não inscrevem parceiro como dependente de servidor público.

 
Todos sabem o quanto homossexuais sofreram pra ter a cidadania respeitada, em casa, na escola, no trabalho, na rua... Depois de todo esse tempo, o movimento ainda tem "gás" pra novas conquistas?

Sim, e agora com esta decisão do STF, percebemos que muitos LGBTs que antes desacreditavam do movimento agora veem que a luta é valida. Nosso próximo passo é criminalizar a homofobia e garantir o direito da população Trans de usar o nome social em espaços públicos


E como anda as mobilizações pela aprovação do Projeto de Lei que criminaliza a homofobia?

 
Semana passada estivemos em Brasília na realização da II marcha nacional contra a homofobia,  na tentativa de pressionar o legislativo, todos os grupos do Brasil estão orientados em centrar força na coleta de assinaturas e debater o tema nas paradas e eventos. Mas sabemos que o legislativo é conservador e atrasado, a tarefa não será fácil, até porque o Brasil é o país mais atrasado da América latina no que concerne aos avanços e Direitos Humanos, foi o último país a abolir a escravidão e aprovar o voto da mulher.

 
Quais foram as grandes conquistas que o movimento LGBT do Estado do Pará conquistou e se destacou comparado a outros Estados?
 O decerto da ex-governadora Ana Júlia que institui a obrigatoriedade em usar o nome social da população Trans, a aprovação da inclusão do termo orientação sexual no artigo 5º da constituição estadual, projeto de autoria da ex-deputada Sandra Batista, a decisão de conceder a visita íntima aos presos homossexuais, o plano estadual de segurança pública e combate a homofobia, são uns exemplos do avanço.

Obrigado pelos esclarecimentos Larrat, parabéns por mais essa vitória e força pra continuares firme na luta.
Por Bruno Leão.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ambientalistas executados em 
Nova Ipixuna – Estado foi omisso

Mais uma vez, a brutalidade e a truculência prevaleceram no Pará. Em uma ação covarde, pistoleiros atocaiaram e assassinaram José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, líderes extrativistas e defensores do meio ambiente e da justiça social na zona rural paraense. A ação dos criminosos aconteceu na manhã de ontem, em Nova Ipixuna, município localizado no sudeste do Estado.

Os ambientalistas já haviam denunciado as ameaças de morte que vinham sofrendo. Apesar das denúncias, o Estado fez pouco caso, como no assassinato da Irmã Dorothy.

A morte dos ambientalistas já vinha sendo anunciada por madeireiros e carvoeiros responsáveis pela expansão da grilagem e do desmatamento na região. Por conta disso, o casal procurou as autoridades no intuito de obter garantias de vida, mas, como sempre, o Estado fez pouco caso. José Cláudio e Maria do espírito Santo foram executados num trecho de estrada próximo ao igarapé Cupu, distante cerca de 40 quilômetros da sede do município.

Com a repercussão do assassinato do casal de ambientalistas, entidades nacionais e internacionais manifestaram-se indignadas e pediram a apuração do caso e a punição de pistoleiros e mandantes. A presidente Dilma Rousseff soube da notícia durante uma reunião com ex-ministros do meio ambiente e determinou que a Polícia Federal envide todos os esforços no sentido de apurar os assassinatos e chegar aos mandantes e executores de José Claudio e de Maria do Espírito Santo.

O Governo do Estado mobilizou uma grande equipe para investigar os assassinatos. Em pronunciamento, o secretário de segurança, Luiz Fernandes Rocha, disse que o “Estado não vai tolerar mais esse tipo de violência em nosso território” e que a equipe que foi mobilizada só deve “voltar com os responsáveis presos”. Esse esforço não foi feito, no entanto, para dar as garantias devidas aos líderes ambientalistas.

Não é de hoje que o Estado se mantém omisso diante das ameaças de morte feitas por madeireiros da região a lideranças rurais. Em 9 de fevereiro de 2005, Dorothy Stang (a Irmã Dorothy) esteve em Belém apresentando ao Governo do Estado denúncias de ameaças de morte que vinha sofrendo. Nada foi feito no sentido de apurar tais denúncias. Três dias depois, a religiosa foi assassinada em Anapu, em uma emboscada.


Câmara aprova Código Florestal relatado por Aldo Rebelo (PCdoB)

 

A Câmara dos Deputados aprovou por 410 votos a favor, 63 contrários e 1 abstenção o novo Código Florestal. A ampla maioria favorável ao texto-base, ressalvadas as emendas, consagrou o relatório do deputado comunista. Apenas os líderes do PSOL e PV recomendaram voto contrário à metéria.

A vitória de Aldo Rebelo consolida a visão do apoio à produção agrícola nacional combinada com a preservação do meio ambiente.

Aldo reafirmou seu compromisso com a agricultura familiar, os pequenos e médios produtores e ao mesmo tempo fez profissão de fé pelo desenvolvimento sustentável da agricultura do país, sem agredir o meio ambiente. O deputado do Pcdob pediu justiça para milhões de agricultores brasileiros, tangidos para a ilegalidade por um marco legal superado.

Paulo Teixeira, líder do PT na Câmara, ideologicamente ganho pelo ambientalismo radicaloide polarizado pelas ONGs financiadas pelo imperialismo internacional, anunciou o voto favorável ao texto do deputado comunista, mas ressalvou que a legenda lutará para alterar “pequenos pontos de discordância no texto”, além de rejeitar a emenda do PMDB. E fez um desconchavado discurso contra a emenda do PMDB.

A emenda dos peemedebistas permite a manutenção das plantações e pastos em APPs (Áreas de Preservação Permanentes) existentes até julho de 2008 e ainda transfere aos estados a possibilidade de legislar sobre os limites e cultivos destas APPs.Os dois pontos são contestados pelo governo federal, que já avisou que a presidente da República Dilma Rousseff poderá vetar os trechos de que discordar.


terça-feira, 24 de maio de 2011


OAB-Pará convoca a sociedade paraense para uma caminhada cívica contra a corrupção no Estado

A OAB-Pará iniciou uma grande campanha de mídia para convocar a sociedade paraense a se manifestar contra a corrupção em nosso Estado. É a “Caminhada Contra a Corrupção, pela Vida e pela Paz”.

O escândalo envolvendo parlamentares e funcionários da Assembléia Legislativa do Estado, que ganhou manchete nacional, deixou indignada a população do Pará. Cansada de conviver com tanta impunidade, a sociedade decidiu caminhar ao lado da OAB para pedir a punição dos envolvidos. A manifestação popular tem como objetivo reagir aos desvios de recursos na Assembléia Legislativa do Pará (Alepa).

O presidente da OAB-Pará, Jarbas Vasconcelos, informou que a Ordem está finalizando a elaboração dos pedidos que serão entregues ao MPE. Antes, eles serão submetidos à apreciação do Conselho Seccional, em Sessão Extraordinária, que acontece na próxima quarta-feira (25). A OAB-PA vai disponibilizar os pedidos para a coleta de assinaturas na sede da instituição, em algumas entidades e também durante a caminhada.

Coordenada pelos advogados Albano Martins, diretor tesoureiro da instituição e Ana Kelly Amorim – Conselheira Seccional, o ato público pretende reunir mais de 10 mil pessoas nas ruas do centro da capital paraense e colher assinaturas para os pedidos de punição de todos os envolvidos nas fraudes na Alepa, elaborados pela Ordem. “A expectativa é coletar 50 mil assinaturas, inclusive durante a caminhada, para fortalecer o pedido de prisão preventiva e de seqüestro de bens de todos os envolvidos nas irregularidades”, disse.

A concentração da caminhada acontece às 8h30, em frente à sede da Ordem.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Governadores Petistas saem em defesa de Palocci.

Acabou agora a pouco a reunião dos governadores petistas e o presidente do partido Rui Falcão, entre os pontos de pauta estavam a avaliação do caso Palocci. Decidirão que seguirão a linha adotada pelo governo de blindagem ao ministro.
O presidente afirmou que o caso esta sendo conduzido corretamente pelo governo, lembrando que na semana passada o lider do governo na câmara dos deputados, Cândido Vaccareza ( PT-SP) afirmou que o assunto é pagina virada.
Os governadores relataram que a luta politica não vai se encerrar nunca uma vez que o PT não pode entrar no jogo da oposição em tirar o foco de pautas importantes no congresso como a reforma politica.
Os governadores encerraram a reunião apresentando total apoio a decisão do governo de proteção ao Articulador politico e Ministro Antonio Palocci.

Sistema de Transporte Público em Ananindeua estará em Debate.

Noticiamos que no dia 18/05 iriamos iniciar uma série de entrevista sobre o sistema de transporte implantado pela Prefeitura Municipal.
Além dos problemas apresentados na rede, semana passada, não conseguimos concluir as entrevista. serão publicadas nesta QUARTA-FEIRA dia 25/05. Estamos fazendo o melhor para informar a população quanto o tema que no meu entendimento e de grande importancia para o nosso municipio.
Vamos ficar atentos, temos muito o que debater. Aguardem!

Organização Partidária será pauta do encontro em Ananindeua


CIRCULAR N° 007/2011
DA: PRESIDÊNCIA                                                                Ananindeua – Pa, 20 de maio de 2011.
PARA: Membros da Comissão Executiva Municipal (CEM) e Líder da Bancada.
ASSUNTO: REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL



O Presidente e o Secretário Geral CONVOCAM reunião da Comissão Executiva do PT de Ananindeua, nesta segunda-feira dia 23 de maio, das 18h00 às 20h30, no Curso PITAGÓRAS.
Pauta:
1.      Informes gerais do Partido;
2.      Aprovar uma proposta de minuta de RESOLUÇÃO política sobre as eleições 2012 a ser submetida no Encontro Municipal;
3.      Check list da organização e  programação do Encontro;
4.      Aprovar os procedimentos de organização do credenciamento e quitação dos (as) participantes do Encontro Municipal;
5.      Prestação de conta das finanças do partido: 2010 e 1º trimestre de 2011;
6.      Regularização de filiações com pendências e problemas no Partido;
7.      O que ocorrer!
Esperamos contar com a participação de todos (as) e solicitamos confirmação do recebimento desta circular que segue via endereço eletrônico ou ligando para a Secretaria Geral.
Saudações Petistas
José Oeiras - Presidente
Raimundo Favacho - Secretário Geral

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fidel Castro: A insustentável posição do império 


Ninguém pode assegurar que o império, em sua agonia, não arraste o ser humano à catástrofe. Como se sabe, enquanto exista a vida da nossa espécie, toda pessoa tem o dever sagrado de ser otimista. Eticamente não seria admissível outra conduta. Recordo bem que um dia, há quase 20 anos, disse que uma espécie estava em perigo de extinção: o homem.

Diante de um seleto grupo de governantes burgueses aduladores do império, entre eles o de imensa massa bem alimentada, o alemão Helmut Kohl, e outros pelo estilo que faziam coro a Bush pai – menos tenebroso e alienado que seu próprio filho, W. Bush –, não podia deixar de expressar aquela verdade que via muito real, embora ainda mais distante que hoje, com a maior sinceridade possível.

Ao ligar a televisão aproximadamente às 12h15, porque alguém me disse que Barack Obama pronunciava seu anunciado discurso sobre política exterior, prestei atenção a suas palavras.

Não sei porque, apesar dos montões de despachos e noticias que escuto diariamente, em nenhum vi que o sujeito falaria a essa hora. Posso garantir aos leitores que não são poucas as bobagens e mentiras que, entre verdades dramáticas e fatos de todo tipo, leio, escuto, ou vejo em imagens todos os dias. Mas este caso era algo especial. Que iria dizer o tipo a essa hora neste mundo oprimido por crimes imperiais, massacres ou aviões sem piloto lançando mortíferas bombas, que nem sequer Obama, agora dono de algumas decisões de vida ou morte, imaginava quando era estudante de Harvard há apenas umas dezenas de anos?

Ninguém suponha que Obama é dono da situação; só maneja algumas palavras importantes que o velho sistema em sua origem outorgou ao “presidente constitucional” dos Estados Unidos. A estas alturas, depois de 234 anos da Declaração de Independência, o Pentágono e a CIA conservam os instrumentos fundamentais do poder imperial criado: a tecnologia capaz de destruir o gênero humano em questão de minutos, e os meios para penetrar nessas sociedades, enganá-las e manipulá-las impudentemente pelo tempo que necessitem, pensando que o poder do império não tem limites. Confiam em dirigir um mundo dócil, sem perturbação alguma, por todo o tempo futuro.

É a ideia absurda em que baseiam o mundo de amanhã, sob “o reino da liberdade, da justiça, da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos”, incapazes de ver o que na realidade ocorre com a pobreza, a falta de serviços elementares de educação, saúde, emprego e algo pior: a satisfação de necessidades vitais como alimentos, água potável, teto e outras muitas.

Curiosamente, alguém pode perguntar-se, por exemplo, o que ocorrerá com os 10 mil mortos por ano que a violência derivada das drogas provoca, fundamentalmente no México, ao que se podem acrescentar os países da América Central e vários dos mais populosos do sul do continente?

Não abrigo intenção alguma de ofender esses povos; o propósito é somente assinalar o que ocorre aos demais quase diariamente.

Uma pergunta é preciso fazer quase de imediato: o que ocorrerá na Espanha, onde as massas protestam nas principais cidades do país porque até 40% dos jovens estão desempregados, para citar apenas uma das causas das manifestações desse combativo povo? Acaso vão começar os bombardeios da Otan nesse país?

Entretanto, a estas horas, 16h12, ainda não foi publicada a bendita versão oficial em espanhol do discurso de Obama.

Espero que me desculpem por esta improvisada Reflexão. Tenho outras coisas das quais me ocupar.
Fidel Castro Ruz
19 maio de 2011
16h16
Fonte: Cubadebate
Tradução da Redação do Vermelho

40 HORAS MULTIPLICANDO A AÇÃO CONTRA A DENGUE

Estive esta semana em mais uma escola multiplicando a campanha contra a dengue. Desta vez foi o Hermínio Calvinho Filho no bairro do 40 Horas. Mesmo debaixo de forte chuva, os alunos não arredaram o pé e assistiram atentos a apresentação do início ao fim.

                                        


A peça foi hipnotizante me revela a aluna Renata Damasceno Espírito Santo da quarta série. “Eu aprendi que a gente tem sempre que cuidar da nossa casa. Olhar pra ver se não tem água parada e colocar areia nos pratinhos dos vasos com plantas”.


A professora Nazaré, também Vice-Diretora da escola afirma: “esses temas transversais estão dentro do conteúdo programático da escola e realmente precisamos ter muito cuidado pra dengue não se alastrar”.

Como Vice-Prefeita de Ananindeua, compreendo que esse tipo de atividade é fundamental para prevenir não só a dengue, mas todas as doenças que possam surgir do acúmulo de lixo nas ruas. Todo gestor público tem que ter essa sensibilidade e perceber que a limpeza da cidade é imprescindível pra que a população possa viver melhor e com mais saúde. Com boa prevenção a gente desencadeia a solução de uma série de problemas, como por exemplo, as filas nos postos de saúde. Se os gestores se preocupassem em realizar campanhas como esta nas escolas e comunidades, teríamos um número menor de doentes, e consequentemente, postos de saúde mais tranqüilos para o atendimento.

quinta-feira, 19 de maio de 2011


ESCÂNDALO NA ALEPA REVELA SUPERPODERES DOS PRESIDENTES.


O escândalo envolvendo a Assembléia Legislativa do Pará chocou a sociedade paraense tão necessitada, em sua maioria, de serviços básicos e de políticas públicas para melhoria de sua condição de vida. O volume de dinheiro desviado, até agora cerca de R$ 60 milhões, causa indignação àqueles querem que seus impostos sejam aplicados para o bem coletivo.

Salta aos olhos a desculpa de Governantes de que não há dinheiro suficiente para política de saneamento, saúde, assistência social, enquanto o Poder Legislativo, que não é demandante destas políticas tem um orçamento de R$ 249.000.000,00 (DUZENTOS E QUARENTA E NOVE MILHÕES) para este ano e que não podem ser contigenciados.

 Como ex-deputada, verifico que os fatos revelados pelo Ministério Público como as fraudes nas licitações e contratos; contratação de fantasmas com nomeações sem ato de publicação em Diário Oficial; supersalários recheados de gratificações e vantagens ilegais ( que chegam a 40 mil a 50 mil reais); sonegação de impostos federais e a contratação de 800 estagiários sem a menor necessidade, tudo isso nos trazem a certeza o que à época já combatíamos: Os superpoderes do Presidente da Casa.

O Presidente parece um soberano. Nada naquela Casa é transparente, a Mesa Diretora eleita junto com a Presidência só é para negociação para angariar os votos das bancadas para eleição do Presidente, que sempre é um deputado da inteira confiança do Governador de plantão. A Mesa Diretora não tem ingerência alguma na administração da Casa, só o Presidente exerce total domínio sobre a gestão do Poder Legislativo.

O Colégio de Líderes não funciona nem mesmo para fazer a pauta das matérias que vão a plenário para serem apreciadas e votadas, quem decide sozinho é o Presidente.

Por conta disso não basta apenas as investigações feitas pelo MP, a CPI é imprescindível, inclusive para modificar a forma de funcionamento de Gestão na ALEPA, passando a ser verdadeiramente um colegiado.


APENAS 10 DEPUTADOS ASSINARAM A CPI.

A resistência da maioria dos deputados em investigar os escândalos na Casa da qual fazem parte, causa estranheza na população. AFINAL O PSDB ELEGEU O GOVERNADOR E DEPUTADOS COM A BANDEIRA DA MORALIDADE E CONTRA A CORRUPÇÃO. ACUSANDO DESBRAGADAMENTE ANA JULIA E O PT DE CORRUPTOS.

A CPI proposta pelo Deputado Edmilson Rodrigues até agora só contou com 10 assinaturas das bancadas do PSOL, PT, PPS e PV, o deputado Gabriel Guerreiro (PV) assinou finalmente. São necessárias 14 assinaturas para se instalar a uma CPI na ALEPA, isso porque o então deputado Luiz Seffer apresentou Projeto de Resolução modificando o Regimento Interno que passou de 9 assinaturas para as atuais 14, porque à época pedíamos as CPIs da Pedofilia, CPI do Trabalho Escravo no Pará, CPI do superfaturamento da obras faraônicas do Governo e CPI da Propaganda Oficial.
Portanto a mudança de 9 para 14 assinaturas foi proposital, para dificultar a instalação de CPIs.

Dos 31 deputados que resistem à abertura das investigações estão Ozório Juvenil (PMDB) e Cilene Couto (PSDB), filhos respectivamente dos investigados Presidentes Domingos Juvenil (PMDB) e Mario Couto (PSDB). Além do PMDB e PSDB, nove partidos ainda não assinaram a CPI.

O Governador Jatene fez jogo de cena dizendo-se favorável as investigações, porém nenhum deputado da base aliada até agora assinou a CPI, mesmo que tenha contaminado o seu governo com a demissão de Sérgio Duboc do DETRAN, fiel escudeiro de Mário Couto e investigado também pelo MP por ter sido Diretor de Finanças da ALEPA.  

O Presidente da ALEPA Manoel Pioneiro (PSDB), que renunciou a Prefeitura de Ananindeua, jogando no lixo os votos dados pela população do Município, para ser Vice em Belém, em nada se mobiliza para facilitar a instalação da CPI e apurar os graves fatos já denunciados. Ele acena com a contratação de uma Auditoria Externa para dar uma satisfação a população, a meu ver insuficiente.

O líder do Governo, deputado Márcio Miranda, do DEM, também não convoca seu partido para assinar a CPI.

Esta semana será decisiva para a CPI, o PR que possui 4 deputados aponta a possibilidade de assinar a CPI, Segundo o deputado Raimundo Santos, até terça-feira sai a decisão do Partido.

O Ministério Público do Trabalho pede a Presidência da ALEPA que exonere 1.330 comissionados, conforme calculo do Procurador do Trabalho Sandoval Alves da Silva há excessos destes servidores que representam mais que o dobro dos 779 servidores efetivos.

A OAB realizará no dia 28 de maio, caminhada cívica, patriótica e contra corrupção. Segundo Jarbas Vasconcelos, Presidente da OAB/PA: A corrupção é, sem dúvida nenhuma, a principal causa do nosso atraso econômico, cultural e social. Por isso, não se trata de uma luta conjuntural; trata-se de uma luta de significado histórico e estratégico capaz de reposicionar o Brasil em outro estágio.

A sociedade deve se mobilizar pela instalação da CPI que não só vai fundo na apuração desses fatos gravíssimos que maculam o Poder Legislativo como pode a partir desta situação modificar de uma vez por todas a forma de administrar a ALEPA tornando-a transparente, colegiada e plural, refletindo o que é o seu Plenário.

CPI JÁ!




A ESCOLA MANOEL SANCHES DE BRITO DO JADERLÂNDIA RESPONDEU PRESENTE À CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Para Maria Raimunda Cordovil, diretora da Escola Municipal Manoel Sanches, tudo o que vem pra melhorar as comunidades é muito importante.“Tenho 30 anos de ensino no município, sempre realizei atividades com o posto médico como palestras etc. Aqui na escola todos são comprometidos, professores, técnicos... E o resultado é que nossos alunos tornam-se sempre os melhores multiplicadores”.

A professora Aline de Educação Física ainda não tinha participado de uma atividade tão animada quanto esta: “...da forma que foi, tão lúdica, as crianças com certeza vão levar a lição pra casa. Estamos numa área de risco, então sugiro também que vocês possam realizar mais atividades com temas como a violência, por exemplo.”

Numa conversa em uma das salas após a peça teatral, os alunos da 1ª série Sâmia dos Santos, Andreza Machado e Thiago Guerreiro, deram uma aula de como combater o mosquito da dengue. E afirmaram: "vamos conversar com nossos pais sobre a dengue!"  

                             
A atividade realizou-se na quadra da escola o que privilegiou a  apresentação do Grupo Afro-Pará.
Sob o olhar atento de todos os alunos do turno da tarde, o grupo, composto todo por alunos da rede pública de ensino mais uma vez deu conta do recado. "A repercussão têm sido muito boa e realizar este trabalho está sendo um grande aprendizado, tanto pra nós que coordenamos quanto para as escolas que participam". Garante o professor de teatro Leonardo Bahia.

Por Bruno Leão.

quarta-feira, 18 de maio de 2011


O escândalo da Assembleia Legislativa do Pará 
e a necessidade de uma Reforma Política eficaz


As conclusões preliminares das investigações sobre os esquemas de corrupção na Assembleia Legislativa do Pará, cujos desdobramentos a população paraense vem acompanhando com bastante interesse, revelam, além da falta de seriedade com a coisa pública, o grande distanciamento que vem se processando ao longo desses anos entre aquela casa legislativa e a sociedade. 
Questões de interesse público deixaram de ter ressonância em seus espaços deliberativos. A própria CPI da pedofilia só foi instalada devido à pressão dos movimentos sociais, contra a vontade de grupos de parlamentares que tentavam impedir a todo custo as investigações sobre a existência de redes de pedofilia e de tráfico de menores no Pará. 
O certo é que esses acontecimentos reforçam a necessidade de se discutir temas urgentes, com o da reforma política e seus derivados. A recuperação da boa imagem do parlamento estadual passa por uma ampla discussão sobre o seu caráter representativo, o que conduz à necessidade de uma reforma política capaz de garantir mudanças significativas no sistema eleitoral brasileiro.
Um ponto importante da reforma em discussão no Congresso Nacional diz respeito ao financiamento público exclusivo de campanha. Caso se confirme, essa mudança pode significar o fim da predominância do poder econômico nos processos eleitorais, com a valorização do debate em torno de propostas consistentes. O resultado final deve ser o fortalecimento da democracia e do próprio sistema eleitoral, tornando-o mais compreensível para a grande maioria da população e mais propicio a expressar os anseios da sociedade. Uma reforma política eficaz pode significar o fim dos mandatos vazios de representação e de conteúdo ético.

Causa estranheza, no entanto, que o tema não esteja sendo debatido nos fóruns partidários, muito menos com a sociedade, que precisa formar opinião sobre matéria substancial para o aperfeiçoamento da democracia em sua versão nacional. Quem sabe assim, no futuro, escândalos como o que abala a Assembleia Legislativa do Pará não passem de peças de museu.

Por: Gilmar Alves

PARTIDO DOS TRABALHADORES DIRETÓRIO MUNICIPAL DE ANANINDEUA


NOTA DA PRESIDÊNCIA
A Presidência do PT de Ananindeua esclarece e opina sobre a declaração do Vice-presidente sobre o partido divulgada no Blog Ananindeuadebates como segue:
1)   Nesta gestão do PT - que tem um ano e três meses -, a direção executiva e o diretório nunca se reuniram em bar ou bares. A informação do vice-presidente de que a direção tinha se reunido num bar não é VERDADE. O que houve foi um convite pessoal ao vice para participar de uma conversa com representantes de forças políticas que atuam no PT de Ananindeua, que por sugestão do companheiro Alex do CSR foi no Bar do Portela. Reuniões de forças políticas são comuns na vida do PT e não é uma instância partidária. A ultima reunião da Executiva Municipal foi convocada para se reunir no prédio do Curso PROFISSIONALIZAR (ver CIRCULAR 06/2011 de 07 de maio de 2011- segue em anexo). Nesta reunião foram retomados os encaminhamentos da organização do Encontro Municipal que ocorrerá no próximo dia 28 de maio, evento este previamente CONVOCADO pela direção partidária. (ver CONVOCATÓRIA 01/2011 em anexo);
2)   Sobre a alegação de paralisia crônica do PT de Ananindeua, a direção atual (Executiva, Diretório, setoriais) tem se debruçados com muito esforço na tarefa de reorganização partidária: no primeiro semestre de 2010 foram criadas várias setoriais, até então apenas existia a Secretaria da JPT; no segundo semestre nos dedicamos à campanha eleitoral. De forma regular estão funcionando as instancias partidárias (ver RELATÓRIO DE GESTÃO em anexo). Foi organizada a Secretaria de Finanças, inclusive foi firmado um Convênio com a Prefeitura de Ananindeua para descontar em folha de pagamento as contribuições dos DAS filiados no PT. A Secretaria de Organização (SORG) tem se dedicado no acompanhamento da política de filiação do partido, através do sistema eletrônico do Diretório Nacional.  No inicio deste ano, pela primeira vez em seis anos de participação no PT no Governo, foi realizada uma PLENÁRIA de militantes e uma reunião da Executiva para avaliar o PT no Governo Municipal, onde saiu como resultado um Balanço Crítico e Analítico sobre o PT no Governo que serve de parâmetro para a tomada de decisão do partido sobre nossa participação neste Governo Municipal. E mais, dirigentes do partido e a presidência tem realizados contatos e reuniões com forças politicas, lideranças de partidos - principalmente aqueles que estão no arco de aliança do PT - sobre a agenda eleitoral de 2012.
3)   Em relação à sede do partido: o PT nunca teve uma sede, sempre alugou imóveis para funcionamento de seu escritório. O escritório da Cidade Nova 7 era um contrato de um ano que se encerrou no final de abril e o local ficou inapropriado para o uso e funcionando do PT, mas estamos providenciando outro espaço com melhores condições para atendimento ao público.
4)   No que se refere à ESTRATÉGIA ELEITORAL 2012, que posição o PT vai adotar: se disputa com candidatura própria ou não é o Encontro Municipal que vai estabelecer a metodologia para o debate interno no partido.  Mas cabe informar que a Presidência tem – por decisão partidária - acompanhado e participado de vários momentos e debates que apontam no geral para a necessidade do PT ter candidatura própria em 2012. Então, o vice-presidente está atrasado em definir oficialmente para dentro do partido sua posição, haja vista que em sua declaração no Blog ele afirma que ainda "VAI PUXAR" o debate na sua organização sobre este tema (cuidado vice para não perder o “time” e o bonde da historia sobre este assunto!). O PT é uma força política nacional estadual e local, deve ter posicionamento firme diante do quadro conjuntural municipal, sob pena de não ter força suficiente para ser um ator importante na disputa eleitoral em 2012.
5)   Por fim, o vice-presidente remove as pedras do processo do PED 2009 que parecia ser matéria superada e explicada no PT. Por isso, cabe informar que se o vice tivesse – como insistia na época – disputado o segundo turno seria amplamente derrotado, pois seu nome não unificava o partido. Ainda, a diferença no primeiro turno entre os dois concorrentes a Presidente foi cerca de 10 votos. Ao contrário do que disse o vice no Blog Ananindeuadebates, a unidade partidária só foi possível graças aos esforços coletivos de todas as forças politicas e dos (as) militantes do PT que pela primeira vez unificaram o partido na composição da direção municipal, inclusive a própria AS tendência importante no PT do Pará e no CNB que em Ananindeua naquele PED não teve votos suficientes para entrar na composição da Executiva sendo comtemplada em função da renuncia de uma vaga da UL na Executiva para o vice- presidente e uma outra no Diretório para a Chapa Mensagem ao Partido.
PT Saudações
Brasília - DF, 17 de maio de 2011.
José Oeiras
Presidente do PT de Ananindeua
 Membro da Coordenação Estadual da UL/RMB

segunda-feira, 16 de maio de 2011


SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO EM ANANINDEUA ESTARÁ EM DEBATE


Nesta semana, iniciaremos uma série de entrevistas com o intuito de informar e ouvir a população sobre o sistema de integração do transporte público de Ananindeua. Ouviremos todos os agentes envolvidos no sistema, DEMUTRAN, COOPERATIVAS e USUÁRIOS. 

As entrevistas serão postadas nesta quarta-feira, dia 18. Também certamente publicaremos suas sugestões e avaliações quanto ao novo modelo implantado pela prefeitura municipal.