quinta-feira, 28 de julho de 2011

Um exemplo a ser seguido.

NÃO TÊM SEGREDO: BASTA QUERER!
Ananindeua convive todos os dias com um o alto-índice de criminalidade que atinge todos os bairros da cidade, infelizmente, ainda não conseguimos implementar um projeto eficaz de combate a violência. Diferente da nossa realidade e da maioria dos nossos municípios, Santa Izabel vem se destacando com um trabalho diferenciado, desenvolvido pelo do 12º Batalhão da Polícia Militar aplicando o método de policiamento comunitário.
Em entrevista ao nosso blog, o TENENTE CORONEL GILMAR JARDIM MELO nos conta como têm sido essa experiência de atuação em parceria com a comunidade.
Confira!
Cel Melo, quais os resultados alcançados nestes primeiros meses de comando?
Quando cheguei em Santa Isabel encontrei muitos pontos de vendas de drogas, fizemos uma varredura na cidade, inclusive em locais de difícil acesso, com as denuncias anônimas conseguimos reduzir signinificativamente estes dados. Este resultado se dá através do projeto de polícia comunitária que se fundamenta na aproximação com a comunidade. É isto que nós do 12º Batalhão temos feito ao longo desse tempo. Não tem segredo.
Quais os municípios que em os destacamentos estão sob o seu comando?
Santa Izabel, Vila de Americano, Vigia de Nazaré, Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Colares e São João da Ponta. Cada município desses têm a frente um Sargento e média de 10 a 15 policiais. Ao todo, somos 260, 180 só em Santa Izabel e os demais distribuídos pelas localidades restantes.
E como desenvolver um bom trabalho com este contingente?
Participação total da comunidade. Lideranças comunitárias, professores, servidores municipais... Hoje não tem como fazer diferente. A comunidade colabora com as informações e a PM colabora com a ação. Nosso telefone interativo é 24h a serviço da sociedade.
Todo líder, independente da área que atue, gostaria de ter sua equipe refeita após um dia extenuante de trabalho.  Como o 12º Batalhão têm conseguido este feito?
Diálogo, valorização do policial militar e reconhecimento de seus feitos. Mas isso quem pode detalhar melhor é o Capitão Josimar:
“Se voltar para o público interno, valorizar o policial militar através da política de incentivo, como por exemplo: certificar o policial destaque pelo desempenho, dar folga ao policial quando apreende arma de fogo, emitir nota à imprensa e no boletim geral divulgando as ações dos PMs, comemorar os aniversariantes do mês. Ou seja, todas essas pequenas coisas quando somadas, refletem na satisfação do nosso policial o que consequentemente reflete no bom atendimento a população. Tudo é incentivo.”
Soubemos que de 12 a 16 de julho, aconteceu o 17º aniversário deste quartel. Como a população participou deste evento?
De diversas formas. Primeiro é preciso ser dito, que nunca antes a cidade comemorou o aniversário do Batalhão. E que só agora, no 17º aniversário é que conseguimos mobilizar toda a comunidade em uma série de eventos como: torneios de futsal e futebol de campo, culto ecumênico, corrida de rua, ressaltando que esta última contou com o apoio da Federação Paraense de Atletismo e que, os 130 kg de alimentos arrecadados com a inscrição na corrida foram distribuídos em uma comunidade carente daqui de Santa Izabel.
Como o PROERD tem contribuído para o fortalecimento de uma cultura de paz?                                                                            O programa atua na comunidade com o objetivo de prevenir os estudantes quanto ao danos causados pelo uso de drogas e como eles podem resistir a elas. Este mês estaremos formando cerca de 570 alunos, que terminam o curso de dois meses como multiplicadores de uma cultura de paz.
Estar ao lado de todas as comunidades é obrigação nossa. Atuando sempre em parceria. É desta forma que estamos conseguindo estes bons resultados.
Aproveitando a oportunidade, conversamos com alguns moradores e o senhor Tomé da Costa Corrêa, mototaxista da praça matriz testemunhou o trabalho feito pelo 12º BPM: “Moro no Maranguapi e notei uma presença forte da PM lá, inclusive, eles entraram a pé em uma área de difícil acesso para fazer uma apreensão."
Seria muito bom se os órgãos de segurança de Ananindeua adotassem essa mesma visão de chamar mais a participação da população, na construção de um projeto como este que atende realmente os anseios da comunidade.
Parabéns ao 12º BPM pelo bom serviço prestado a população paraense.
Por Amélia Viana e Bruno Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário