sábado, 2 de julho de 2011

MORRE O SENADOR E EX PRESIDENTE ITAMAR FRANCO







Nossa solidariedade neste momento de tristeza aos familiares e amigos do Senador e Ex Presidente Itamar Franco. Seguia um tratamento de combate a leucemia, agravando-se através de uma pneumonia, foi vitima de um acidente vascular cerebral ( AVC ), não resistindo chegando a óbito neste sábado dia 02 de julho.
Seu corpo será velado em Juiz de Fora MG, onde Itamar começou sua vida política e cremado em belo horizonte.
 
TRAGETÓRIA POLÍTICA
 

Itamar Augusto Cautiero Franco presidiu o país entre 29 de dezembro de 1992 e 1º de janeiro de 1995. Ele assumiu a presidência com a queda do ex-presidente Fernando Collor, de quem era vice. Em seu governo, o país começou a se livrar da hiperinflação com o lançamento do Plano Real, que abriu caminho para a estabilidade da moeda e o desenvolvimento da economia brasileira nas últimas duas décadas. Em 1992, a inflação anual era superior a 1.000%. Seu governo também foi marcado pelo apoio de uma coalizão de partidos.

Após deixar a Presidência, Itamar assumiu a Embaixada do Brasil em Portugal, onde ficou por dois anos. Também representou o Brasil na Organização dos Estados Americanos entre 1996 e 1998. De 1999 a 2003, foi governador de Minas Gerais. Causou polêmica ao declarar a moratória do estado, o que fez estremecer suas relações com o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Fernando Henrique era seu ministro da Fazenda no lançamento do Plano Real. Entre 2003 e 2004, Itamar foi o embaixador brasileiro na Itália.  

Depois de tentar sem sucesso se lançar presidente da República pelo PMDB, o ex-presidente deixou o partido, no qual construiu a maior parte de sua trajetória política, e se filiou ao PPS para disputar as eleições de 2010 ao Senado. Itamar recebeu 5,12 milhões de votos. Estava em seu terceiro mandato como senador. Ele havia ocupado uma cadeira na Casa entre os anos 70 e 80.

Nascido a bordo de um navio no litoral baiano, Itamar foi registrado em Salvador. Mas se considerava um autêntico mineiro. Entre 1967 e 1971 e entre 1973 e 1974, foi prefeito de Juiz de Fora, seu primeiro mandato no Executivo.

A vaga deixada por Itamar no Senado será ocupada por seu primeiro suplente, o ex-deputado José Perrela de Oliveira Costa (PDT-MG), mais conhecido como Zezé Perrella e por seu trabalho na presidência do Cruzeiro Esporte Clube.



EX PRESIDENTE LULA DIVULGA NOTA LAMENTANDO O FALECIMENTO DE ITAMAR.





"O senador e ex-presidente Itamar Franco foi um grande democrata, com uma vida pública dedicada ao Brasil. Mesmo nos momentos de divergência política mantivemos uma relação de profundo respeito e diálogo. Quando assumiu a presidência em um momento conturbado, em 1992, teve sabedoria para dialogar com toda a sociedade brasileira e ajudou o país a entrar em uma rota positiva na política,na economia e no social.

No seu governo implementou o Plano Real, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e engajou o governo federal no combate à fome, com o apoio a Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida, junto ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. A contribuição de Itamar Franco foi fundamental para a construção coletiva de um país democrático, mais justo e sem pobreza. Nesse momento de tristeza, prestamos solidariedade aos seus familiares e amigos.”
                   LUIZ ÍNACIO LULA DA SILVA

Presidente Dilma decretou luto de sete dias em homenagem a Itamar Franco.