quarta-feira, 13 de julho de 2011

TRÊS COMUNIDADES: UMA REALIDADE.


Estive visitando a comunidade do Loteamento Belém,Vila Sapo e parte do Paar na confluência dos bairros Icuí-Guajará e Paar, presenciando junto com as comunidades a triste realidade a que estão expostos. Sensibilizada com os relatos fui conhecer as áreas e constatei a veracidade das informações. Os moradores da Vila Sapo, solicitaram que fosse visto como está o andamento das obras do Conjunto Icuí-Guajará para o qual serão remanejados, localizado em frente ao Residencial Tauarí. Informei que as obras foram retomadas agora no mês de julho, e que até o final do ano será feito o remanejamento.


Durante a caminhada a comunidade solicitou um contêiner, pois todo o lixo produzido pelo loteamento é depositado na esquina da Rua Rio Negro com a Rua do Fio, transformando aquela área em um lixão a céu aberto.

Neste percurso, diversas lideranças externaram o que sentiam com o abandono vivido.

Dona Vera, uma das moradoras mais antigas do Loteamento Belém, relata a despesa e o tempo gasto:
“Olha, eu tenho mais de vinte anos morando nesta rua. Já investi muito dinheiro aqui pra não deixar o mato crescer.”

Dona Deuzarina Pinheiro de Oliveira já cansada de tanto esperar, aponta uma possível solução para o problema: “A nossa luta aqui por reforma é há vinte dois anos. O que acontece é que as ruas todas alagam quando chove, a Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Deodoro da Fonseca e todas as outras. É preciso fazer urgente um sistema de tubos para escoamento da água.”





Esclarecimentos e encaminhamentos:

  • Ruas alagadas: As ruas alagam por lá ser próximo a um igarapé, e por conta das tubulações – da Rua do Fio até a Rua Belém – estarem obstruídas há bastante tempo. E por não encontrar passagem, a água da chuva vem por cima das ruas desaguando no Loteamento Belém por ser declínio, consequentemente alagando várias casas. Desta forma, SOLICITEI via oficio, ao Secretário de Infra-Estrutura, uma VISITA TÉCNICA para verificar a possibilidade da COLOCAÇÃO DE 600 MTS DE TUBOS.
Assim, como também SOLICITEI outros serviços de caráter emergencial como:
  • LIMPEZA das ruas e DESOBSTRUÇÃO DOS ESGOTOS das ruas entre a Rua Belém e a Rua do Fio;
  • COLOCAR UM CONTÊINER na esquina do Loteamento Belém.
  • E que fosse retomado as obras de ASFALTAMENTO, INCLUINDO NO CRONOGRAMA DA PREFEITURA A CONTINUAÇÃO DA RUA RIO NEGRO E OUTRAS RUAS QUE ESTAVAM COM AS PLACAS.

Sei que essas ações são indispensáveis para melhoria da qualidade de vida da população que reside naquele local. E me disponho, como Vice-Prefeita a sempre ser instrumento de intercambio entre a população mais necessitada e o poder público municipal.