sexta-feira, 29 de abril de 2011


1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR



No dia 1º de maio de 1886, os trabalhadores de Chicago, Estados Unidos, saíram às ruas para reivindicar a redução da jornada de trabalho diária de 13 para 8 horas, resultando em uma grande greve geral. Os grevistas reivindicavam, além da redução da jornada de trabalho, condições dignas de vida. O resultado foi uma brutal repressão policial que culminou, nos dias seguintes, na morte de vários operários e em dezenas de feridos.

Em homenagem aos operários mortos, no dia 20 de junho de 1889 o congresso da Segunda Internacional Socialista, reunido em Paris, votou pela criação do Dia Mundial do Trabalho, que deveria ser comemorado todos os anos no dia 1º de maio. No Brasil, a data foi tornada oficial por um decreto do presidente Artur Bernardes, em setembro de 1924, porém já vinha sendo comemorada pelos trabalhadores brasileiros desde a sua criação pela Segunda Internacional.

O primeiro de maio deste ano promete ser de mobilização. Centrais sindicais, federações de trabalhadores, sindicatos e movimentos sociais unificam agenda e sairão às ruas empunhando as bandeiras de luta da classe trabalhadora (redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, valorização do salário mínimo, reforma agrária, entre outras). No Pará, a concentração será na Praça do Operário, em Belém, a partir das 9 horas. Em seguida, haverá uma caminhada até a Praça da República, no centro da cidade.

NOSSAS HOMENAGENS AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL E DO MUNDO!!!

Por: Gilmar Alves


VISITA ÀS OBRAS DO CONJUNTO
CIDADE NOVA II



Estive visitando as obras de asfaltamento das travessas WE 17 a 23 e de restauração de duas pracinhas localizadas entre as travessas WE 18 e 19 e WE 21 e 22, no conjunto Cidade Nova II. Essas intervenções foram solicitadas pelos moradores através da vice-prefeitura.



De acordo com varias manifestações, os moradores das travessas beneficiadas estão satisfeitos com as obras. O Sr. Luis, morador da WE 22, diz estar feliz com o trabalho realizado, ressaltando que “Agora as crianças vão ter o seu espaço de lazer”. Aproveitou para agradecer o apoio da vice-prefeitura na conquista dessas melhorias.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

AÇÃO DE LIMPEZA NO CONJUNTO MURURÉ

Os moradores do conjunto Mururé estiveram no gabinete da vice-prefeita solicitando desesperadamente a limpeza, capinação, desobstrução de vias e bueiros do conjunto localizado no bairro do Icuí-Guajará, pois há muito tempo não havia a presença da ação pública nessa área.

Em virtude dessa situação, os moradores solicitaram a intermediação da vice-prefeitura junto à Secretaria de Infra-estrutura e Saneamento do município para que fosse realizada a limpeza do conjunto, que sofre principalmente com as chuvas.





Durante a visita, percorri as ruas do conjunto em companhia das lideranças locais, verificando os problemas e ouvindo os moradores. A Sra. Lílian Lucia, que mora no local há bastante tempo, disse estar satisfeita com a limpeza do conjunto, mas gostaria que a rua onde mora fosse aterrada, pois quando chove a mesma fica completamente alagada, dificultando o acesso dos moradores a suas casas.




Outra moradora, Elildes Miranda, ressaltou a necessidade de aterro em algumas ruas. Disse que os moradores do Mururé sonham em ver a rua principal do conjunto asfaltada e que a área verde está abandonada, necessitando de uma atenção maior por parte do poder público municipal. Os moradores do Mururé reivindicam também a construção de uma praça no local, para que as crianças possam ter um espaço seguro para o lazer.


No verão, estaremos sentando com o Secretário Paulo Sérgio para traçar o plano de aterramento das ruas, abertura de valas, iluminação e asfaltamento da rua principal do conjunto. Discutiremos também a reforma da quadra poliesportiva e a construção da praça.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

UFPA, UEPA E IFPA EM ANANINDEUA


Estive na terça-feira (22/03) em Brasília, numa reunião com o ministro da Educação Fernando Haddad e com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa.
A comitiva composta também pela bancada federal do Pará, pelo Reitor da UFPA e pelo Prefeito de Ananindeua, acertou os detalhes pendentes da criação dos novos campi das universidades em Ananindeua e na região sul e sudeste do Estado e no Município de Salinópolis.
O local escolhido para a instalação do novo campi em Ananindeua foi à antiga granja do Governo do Estado no Icuí-Guajará. O terreno será doado ao município e foi recentemente visitado pelos técnicos das instituições (Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade do Estado do Pará - UEPA e Instituto Federal do Pará - IFPA) que já estão fazendo projeções das construções.

“Um pólo dessas universidades aqui na cidade de Ananindeua em muito facilitará o ingresso da juventude e da população em geral no ensino superior que não mais precisarão se deslocar para Belém, além de que Ananindeua como o segundo maior município do Pará já merecia um polo das Universidades Publicas.

Outro polo de expansão da UFPA é em Salinópolis e a criação da Universidade do Sul e Sudeste do Pará em Marabá.

O IFPA saiu na frente e já conseguiu aprovação do Ministério da Educação dos recursos para construção de seu campus. O Ministro Fernando Haddad recebeu com otimismo as propostas de expansão da UFPA  e a criação da nova universidade dizendo que a Amazônia precisa regionalizar o conhecimento para o seu desenvolvimento aos moldes do que acontece no sul e sudeste do Brasil. Elogiou os projetos apresentados pelos técnicos da UFPA, dizendo estarem muito bem elaborados e estabeleceu o prazo de um mês para apreciação e aprovação do Ministério.

CAMPANHA CONTRA A DENGUE PERCORRE VÁRIAS ESCOLAS EM ANANINDEUA

A partir desta segunda-feira 18 de abril,  a Vice-Prefeita de Ananindeua SANDRA BATISTA comanda uma extensa campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue. Voltada principalmente a comunidade escolar, (alunos, professores, servidores, pais e responsáveis) a AÇÃO visa esclarecer milhares de alunos da rede pública de ensino quanto aos riscos da doença e onde procurar ajuda caso infectado.

Os municípios considerados de alto risco pelo Ministério da Saúde estão recebendo verbas para enfrentarem a doença que se alastra no inverno amazônico, afinal de contas todos corremos riscos, independente de classe social, porém é população mais carente que mais sofre por conta da falta de saneamento e do acúmulo do lixo. É intolerável aceitar a morte de tanta gente por falta de medidas preventivas ou atendimento adequado. É dever como vice-prefeita ajudar na conscientização para a prevenção da dengue, por isso pensamos em atingir a comunidade escolar e depois multiplicar nas comunidades.



A campanha terá como eixo norteador o teatro. Com o tema: DENGUE, NA MINHA ESCOLA NÃO ENTRA! O Grupo Afro-Pará emocionará o publico presente contando a estória da mutação do mosquito e de todo o mal que ele nos causa, além da necessidade de não acumular lixo e água parada. O coordenador do Grupo Afro-Pará Lobão diz que a arte têm esse poder de sensibilizar e mudar a visão das coisas. "Não entendo como os gestores públicos nunca utilizaram o teatro como ferramenta de transformação social. Me sinto orgulhoso e feliz por ter conhecido a Vice-Prefeita Sandra Batista. Esta OPORTUNIDADE que ela está dando ao grupo e a sociedade ananin realmente faz toda a diferença."

Ao todo a campanha percorrerá MAIS DE TRINTA ESCOLAS, tanto municipais quanto estaduais. E muito em breve estaremos postado aqui e em nosso orkut, fotos e vídeos das atividades.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pará perde o ex-governador Hélio Gueiros




O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém Hélio Gueiros faleceu por volta das 13h de hoje (15), em sua residência. A causa da morte foi insuficiência renal, de acordo com familiares. O político tinha 85 anos.
Parentes próximos de Hélio Gueiros estão todos reunidos. Ainda não há informações sobre onde será o velório do político.
TRAJETÓRIA
Hélio Mota Gueiros entrou na política em 1958, a convite do general Magalhães Barata. A irreverência e os discursos irônicos de Hélio Gueiros marcaram a política paraense dos anos 90. Hélio Gueiros foi deputado federal, senador de 1983 a 1987, governador do Pará de 1987 a 1990, e prefeito de Belém de 1993 a 1996.
Durante sua trajetória política, Hélio Gueiros ficou conhecido pelo apelido de Papudinho. Alguns de seus bordões ficaram marcados para sempre na história política paraense, como “Eu sou tarado por Doca” (na época da revitalização da avenida Visconde de Souza Franco) e “Tinindo” (referindo-se ao modo como gostava de trabalhar).
Além de professor, advogado e político, Hélio Gueiros também exerceu o jornalismo como profissão. Colunista do Diário do Pará, jornal no qual mantinha uma coluna aos domingos, Gueiros também foi redator e editor na Folha do Norte e durante a segunda fase de O Estado do Pará. Na época da fundação do Diário do Pará, no início da década de 80, foi seu principal articulista. Ainda foi redator e apresentador do programa “Em Primeira Mão”, na TV Marajoara.
Gueiros começou na política como suplente de deputado estadual. Assumiu uma vaga entre 1958 e 1962. Em 1962, foi eleito deputado estadual, pelo PSD, chegando a líder do governo Aurélio do Carmo entre 1962 e 1964. Com a instalação da Ditadura Militar, em 1964, Hélio Gueiros teve seu mandato cancelado. Elegeu-se deputado federal com a fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), entre 1966 e 1970. Nesse último ano, teve seu mandato cancelado novamente e a suspensão dos seus direitos políticos. Além disso, Hélio Gueiros foi eleito para o senado federal em 1983, quando ainda era integrante do PMDB.

nota do Diario Oline do dia 15/04/2011

Meus Sentimentos e Solidariedade aos familiares do Ex- Governador  Hélio Gueiros

 Sandra Batista


segunda-feira, 11 de abril de 2011


Reforma política em fase final 
na comissão do Senado

Entraram em fase final os trabalhos da Comissão de Reforma Política do Senado. Na próxima quinta-feira (14), um relatório será entregue ao presidente da casa, senador José Sarney (PMDB), e o seu conteúdo poderá constituir as regras para o sistema eleitoral, desde que aprovado pelo Congresso Nacional na forma de projetos de lei ou de emendas constitucionais.


Das propostas aprovadas pela comissão, algumas estão gerando polêmica, como a que torna possível a candidatura avulsa para prefeitos e vereadores. De acordo com o que foi aprovado, a pessoa que quiser se candidatar a um desses cargos não mais precisará se vincular a um partido político, necessitando, no entanto, conseguir o apoio de 10% dos eleitores de seu município. Na opinião de alguns senadores, o modelo aprovado pela comissão entra em choque com os princípios da democracia partidária, que necessita dos partidos para garantir a representatividade dos mandatos.

A comissão aprovou também a extinção das coligações proporcionais. Em seu lugar foi aprovado o sistema proporcional de lista fechada. O sistema que vigora atualmente no Brasil é o de lista aberta, pelo qual o voto que elege os representantes para o legislativo pode ser dado ao partido ou diretamente ao candidato. Com o projeto aprovado, o voto passa a ser endereçado ao partido, com base em uma lista de candidatos definida previamente pela agremiação. E para garantir a participação das mulheres, metade dos integrantes dessa lista deve ser do sexo feminino. 

Na terça-feira (5), foi aprovado o financiamento público de campanha. Segundo o senador Humberto Costa (PT/PE), que defendeu esse modelo, o financiamento público vai possibilitar o barateamento das campanhas e reduzir as pressões dos doares privados sobre a atividade política. Para ele, o financiamento público de campanha visa acabar com a corrupção eleitoral e garantir igualdade de condições para quem quer disputar a eleição. “Atualmente, qualquer um que olhar a lista de doares de campanha vai encontrar empreiteiras, bancos e uma série de prestadores de serviço para o poder público”, disse o senador.

A comissão aprovou ainda a ampliação do mandato do executivo de quatro para cinco anos, deixando de existir a possibilidade da reeleição. O senador deixa de indicar dois suplentes, podendo indicar apenas um, que o substituirá em suas ausências eventuais. Em caso de afastamento permanente do titular, o suplente assumirá o cargo até a eleição de outro senador, o que deve acontecer no pleito seguinte, mesmo que seja municipal.

Quanto à vinculação partidária, a comissão optou por manter as regras atuais, segundo as quais o mandato pertence ao partido, de modo que perderá o mandato o candidato que mudar de agremiação. As exceções se aplicam aos casos de fusão ou incorporação, desvio programático, ofensas morais ou criação de novo partido. Foi mantida também a cláusula de desempenho, pela qual o partido precisa eleger no mínimo três parlamentares para a Câmara Federal, de diferentes estados, para ter funcionamento parlamentar.

Na sessão de quinta-feira (7), antes da chegada dos senadores da bancada do PT, foi aprovada a proposta de um referendo popular para o sistema eleitoral, o que provocou muita discussão no plenário. Na opinião da senadora Ana Rita Esgário (PT/ES), a aprovação da consulta popular à revelia da bancada petista não passou de “uma articulação para reverter posteriormente o que aqui foi aprovado”. 

Por: Gilmar Alves