quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SESSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES DEBATE A URGÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA DELEGACIA E VARA DE JUIZADO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR.

A convite da Presidenta da Câmara de Vereadores Pastora Ray, estive participando de uma importantíssima sessão com o objetivo de reivindicar a Delegacia Especializada e a Vara de Juizado de Violência Doméstica e Familiar para Ananindeua, conforme determina a Lei Maria da Penha.

Ao centro Presidenta da Câmara Vereadora Pastora Ray

 Contando com a presença de autoridades como a Desembargadora Maria de Nazaré Saavedra, Promotora de Justiça Viviane Sobral, da Delegada da Divisão de Crimes Contra a Mulher Dra Alessandra Jorge, da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Ananindeua Luíza Sampaio e da representante da ONG MADA Graça Amorim que presta atendimento a mulheres vítimas de violência, a sessão foi extremamente produtiva evidenciando a necessidade destes órgãos no Município.

Delegada Alessandra Jorge
A delegada Alessandra disse que é altíssimo o índice de notificações de violência contra a mulher de Ananindeua registradas na delegacia de Belém. Em 2010 foram 1.200 casos e em 2011 já são 705 casos, na maioria lesão corporal e ameaça de morte. Há ainda violência psicológica e moral demonstrando assim a necessidade da Delegacia em Ananindeua.

Desembargadora Nazaré Saavedra
A Promotora de Justiça Viviane e a Desembargadora Nazaré Saavedra espantaram-se com a quantidade de inquéritos que contrasta com a de processos que segundo dados do Tribunal de Justiça apenas 597 processos de violência doméstica e familiar contra a mulher foram formalizados. A criação da Vara especializada em Ananindeua permite que os processos sejam agrupados e agilizados.
Promotora de Justiça Viviane Sobral
Algumas mulheres relataram em depoimentos a vivência como vítimas da violência ou como lideranças comunitárias relataram  que nos seus bairros há muitas ocorrências não são registradas porque muitas não têm como se deslocar até Belém e acabam desistindo.

Graça Amorim do MADA

A sessão contou ainda com presenças ilustres de educadoras e servidoras da área de saúde e da assistência social da Prefeitura, que relataram o quanto a violência contra a mulher afeta a família. Relatos nas escolas dão conta de quanto uma criança proveniente de um lar onde presencia a violência contra a mãe se torna agressiva e insegura. Nos Postos de saúde são muitos os atendimentos de mulheres agredidas não só fisicamente como emocionalmente que sentem vergonha e medo de revelarem a situação que passam. Nos CRAS também há o convívio diário com mulheres vítimas da violência muitas se submetem a situação de anos por terem dependência econômica e sentimental do agressor.

A Sessão foi de extrema importância. Externei que a violência contra a mulher é a expressão da cultura patriarcal que ainda vigora na sociedade e apesar dos avanços obtidos na conquista de direitos da mulher ainda temos que lutar contra esta chaga e dotar o Município de órgãos que atendam e acolham nossas mulheres.

Um comentário:

  1. ENQUANTO ISSO ...
    A QUADRILHA AUMENTA!
    As algemas devem ser colocadas (novamente) no SENADOR PUNGUISTA FLEXA RIBEIRO.
    É muita safadeza. VEJA SÓ:
    DECRETO
    O GOVERNADOR DO ESTADO RESOLVE:
    nomear, de acordo com o art. 6º, inciso II, da Lei nº. 5.810, de
    24 de janeiro de 1994, combinado com a Lei nº. 7.543, de 20 de
    julho de 2011, FERNANDO DE SOUZA FLEXA RIBEIRO FILHO para
    exercer o cargo em comissão de Assessor Especial III, com lotação
    na Governadoria do Estado, a contar de 1º de agosto de 2011.
    PALÁCIO DO GOVERNO, 10 DE AGOSTO DE 2011.
    SIMÃO JATENE
    Governador do Estado

    ResponderExcluir